Possível Tema Enem 2020: Conflito EUA x Irã

Compartilhe agora mesmo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on LinkedIn
Linkedin

Se está procurando possíveis temas para redação que podem cair no ENEM 2020, um dos mais prováveis é o conflito que ocorreu em 2020 entre os EUA x Irã e todas as consequências disso, entenda melhor o que aconteceu…

Conflito EUA x Irã

O conflito EUA x Irã tem sido o assunto mais comentado nas principais redes e meios de comunicação.

E não é para menos, visto que este pode gerar sérios danos, se não for apartado o quanto antes, melhorando as relações entre os dois países.

Quer saber do que se trata? Então acompanhe até o final, pois aqui você ficará atualizado sobre este assunto!

EUA x Irã
EUA x Irã

Como se deu o conflito?

Os problemas envolvendo Estados Unidos da América e Irã não são de hoje, visto que a relação entre estes dois países nunca foi totalmente amistosa.

Os motivos para isto são diversas disputas históricas, seja por poder, relevância ou exportação, que levaram ambos à complicada relação atual.

Além disso, outro fator acabava gerando ainda mais conflitos, que era o fato dos EUA lutarem contra o terrorismo, o que envolve ataques ao território iraniano.

No entanto, o que acabou estourando o assunto que tanto falamos atualmente foi o ataque estadunidense de um míssel ao Irã, que acabou no assassinato do general iraniano Qassim Soleimani.

Qassim Soleimani era considerado a segunda pessoa mais importante do país, de forma que o assassinato gerou grande revolta por parte do Irã, que prometeu retaliação.

Com isto, as relações que já não eram boas desde 1950, ganharam ainda mais tensão, gerando alerta para uma possível guerra, originada pelo conflito EUA x Irã.

Quais as possíveis consequências deste evento?

Desde o acontecimento, diversos países do mundo passaram a se preocupar com o possível estouro da 3ª Guerra Mundial, visto que o Irã prometeu vingança à morte do segundo homem mais importante do país.

No entanto, esta possibilidade é bastante incerta, visto que o conflito EUA x Irã existe há muito tempo, e até os dias de hoje não chegou a este ponto.

Assim como, a partir do momento que outros países começarem a se envolver, e a apoiar um dos lados, pode existir a possibilidade de um evento mundial.

É importante salientar que estas são apenas possibilidades, e atualmente o conflito envolve apenas os dois países, tendo apenas pronunciamentos de apoio e repúdio de outras nações, como China, Rússia e Brasil.

Sendo assim, neste momento não é necessário se preocupar com guerra global, sendo provável que o governo iraniano promova ataques às bases militares dos Estados Unidos.

Por outro lado, com este conflito, problemas econômicos e de relações internacionais podem vir a existir, afetando diretamente os EUA, e indiretamente outros países.

O que se vê como mais provável atualmente é a retirada dos EUA do Iraque, dificultando sua atuação contra o terrorismo, e diminuindo sua influência na região.

Com esta possibilidade, os demais países não seriam diretamente afetados, desde que não tenham associação direta com um dos envolvidos do conflito EUA x Irã.

Sendo assim, o que se pode esperar para 2020 é uma piora das relações entre Irã e EUA, mas sem o envolvimento direto das demais nações do mundo.

Em relação a mudanças econômicas, de relações e de exportação, é importante acompanhar os novos acontecimentos para saber o que acontecerá no desenrolar deste evento.