Como funciona a Certificação Parcial do Encceja 2020

Compartilhe agora mesmo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on LinkedIn
Linkedin

A Certificação Parcial do Encceja 2020 é uma forma de facilitar para quem terá que fazer a prova novamente, por não ter atingido a pontuação necessária em todas as áreas de conhecimento.

Caso o seu desempenho tenha sido bom, mas não suficiente, saiba que você tem direito a conseguir esta declaração, que te beneficiará na próxima prova.

Para que você conheça e saiba como solicitar, preparamos este artigo, explicando o que é e como funciona a emissão, então confira!

O que é a Certificação Parcial do Encceja?

A Certificação Parcial do Encceja é uma declaração que auxilia quem teve um bom desempenho na prova, embora não tenha conseguido a pontuação necessária em todas as áreas.

Para obter o certificado total do Encceja é necessário que o candidato tenha tirado ao menos 100 pontos em cada área do conhecimento, além de ter obtido pelo menos 5 pontos na redação.

No entanto, nem sempre é possível atingir a pontuação mínima em todas as áreas, o que faria com que o candidato tivesse que prestar o exame novamente.

Com a Certificação Parcial o participante não precisará prestar o exame para as áreas que ele passou, podendo fazer apenas das que precisa de mais pontos.

Esse é um grande benefício, pois assim é possível focar mais no que precisa melhorar, já tendo a certificação de outras áreas do conhecimento.

Depois de ter passado em todas as áreas, o candidato receberá o seu Certificado do Encceja, que substituirá a declaração parcial.

Esta medida pode ajudar bastante quem está em busca de emprego, uma vez que a pessoa pode apresentar seu certificado parcial, e assim ser contratado, com a promessa de conseguir o restante.

Por isso, se você ainda não conseguiu tudo, valorize seus esforços e pegue o seu documento, pois assim ficará bem mais fácil conseguir os pontos das demais áreas!

Certificação Parcial do Encceja 2020
Certificação Parcial do Encceja 2020

Como solicitar o documento?

Para solicitar o documento você precisa, antes de tudo, ter realizado a última edição do Encceja, além de ter obtido ao menos 100 pontos em alguma área do conhecimento.

No caso do Ensino Fundamental as áreas são:

  • Ciências Sociais;
  • História e Geografia;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física

Também existe a redação, mas nesse caso você não precisa obter 100 pontos, e sim 5 pontos para ser aprovado.

Já no Ensino Médio a prova aborda áreas um pouco diferentes:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas tecnologias.

Além da redação, que segue a mesma regra de ter obtido ao menos 5 pontos.

Caso você tenha obtido 100 pontos em uma ou mais áreas você pode solicitar sua Certificação Parcial do Encceja.

Para isso, basta entrar na página do resultado do encceja, imprimi-la e levar até a instituição certificadora, que é a instituição de ensino escolhida para obter o certificado.

Leve até o local e é só seguir os procedimentos explicados pelos funcionários para conseguir a sua certificação parcial.

Assim você terá a garantia de uma prova mais fácil no próximo ano, e mais oportunidades de emprego!